O quê você procura em Campo Largo

Lições do ´Dia do Amigo´ que serve para o ano todo e fazem bem a saúde – Paraíba Online

0

Viver mais e melhor. Esse é o efeito que uma boa dose de amizade nos proporciona. A força desse precioso “elixir” já foi exaltada em verso e prosa e diversas pesquisas têm atestado que os amigos fazem sim, muito bem a saúde.

Neste Dia do Amigo e Internacional da Amizade, celebrado nesta segunda-feira (20), foram propagados alguns dos benefícios que o cultivo desse relacionamento traz ao nosso corpo e à nossa mente.

Um estudo de 10 anos realizado na Austrália, cientistas concluíram que pessoas mais idosas com um amplo círculo de amigos tinham 22% menos chance de morrer durante o estudo em comparação com os indivíduos com poucos amigos. E os benefícios a longo prazo são ainda maiores.

Em 2010, os estudiosos de Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos.

Outra pesquisa com 15 mil pessoas acima dos 50 anos mostrou que a memória dos socialmente ativos era melhor do que entre os mais solitários

A psicóloga do Hapvida em João Pessoa, Tatiana Madruga Cahino (foto), conta que a amizade pode ser uma poderosa arma contra o sedentarismo, ajudando também a turbinar nossa imunidade e fazendo bem ao coração.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

“As amizades podem proteger contra o sedentarismo e a obesidade, diminui as doenças cardíacas, aumentam o sistema imunológico e mantém as doenças afastadas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida como um todo”, ressaltou.

Do ponto de vista da psicologia, cultivar um círculo de amigos, segundo Tatiana Cahino, é uma forma eficaz de manter a depressão afastada em qualquer fase da vida. Transtornos da mente como baixa autoestima, ansiedade e estresse também são combatidos pela presença de um amigo fiel por perto.

“A amizade trata-se de partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões. Em uma amizade nós nos encontramos, nos tornamos mais solidários e mais responsáveis. Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes com o outro. Torna nosso eu altruísta e isso traz benefícios incalculáveis, sobretudo, ao nosso bem-estar mental”, esclarece.

Fortalecendo Vínculos – Costuma-se dizer que ninguém pode escolher a família em que nasce. Mas é possível selecionar os amigos, que são como a extensão da família.

Neste sentido, a psicóloga explica que a amizade é um dos sentimentos mais nobres, que nasce de forma espontânea e, com o passar do tempo, alcança uma maturidade que envolve valores éticos, sociais e afetivos.

“A amizade caracteriza-se por uma afinidade muito grande com alguém, baseada no amor, carinho, ternura, respeito, compreensão, troca e ajuda. É um sentimento muito sincero, que não depende de idade, dinheiro, posição social e tem como elemento principal para se fortalecer e consolidar a confiança, do contrário, torna-se uma relação frágil, duvidosa e se desfaz”, definiu.

Share.

About Author

Chama no Whatsapp!